terça-feira, 27 de julho de 2021

Dia Nacional da Lasanha: tradicional, de legumes ou de abobrinha veja dicas de prato para celebrar a data na região de Campinas no dia 29


Lasagna do latim làganum e do grego λάσανα (làganon) significa flácido, macio. A palavra deu origem, no distante século XIII, a um dos pratos mais consumidos no mundo e um dos queridinhos do brasileiro: a tradicional Lasanha.  A iguaria original é conhecida pelas camadas de massas intercaladas com queijos, presunto e molho bolonhesa. Porém, a sua versatilidade possibilitou o desenvolvimento de receitas diversificadas, inclusive à base de legumes, para atende o paladar das pessoas que gostam de algo diferente ou mais leve.

A paternidade da Lasanha é até hoje disputada entre a Inglaterra e Itália, país que a grande maioria acredita ter sido criada. Apesar da disputa, o certo é que a massa em placas produzidas originalmente com farinha de trigo e água, vinho ou ovos, no Brasil a massa tem um dia especial para ela: o dia 29 de julho, data em que é comemorado o Dia Nacional da Lasanha.

E para quem deseja comemorar a data saboreando esta comida rezando – só para lembrar que o Brasil ocupa a 3ª posição mundial em consumo de massas, de acordo com a Organização Internacional das Massas -, aqui vão dicas de restaurantes da região de Campinas que oferecem o prato, do tradicional até as preparadas à base de legumes ou uma receita de abobrinha para quem gosta de algo mais leve.

Para os amantes de massa tradicional, a Cachorro Magro Rotisseria, casa que opera apenas por retirada ou delivery, desenvolveu uma receita típica italiana: a Lasanha 99 camadas. Trata-se, de acordo com o Chef Emerson Donadon, da verdadeira lasanha como se come na Itália, prepara com molho à bolonhesa, molho Bechamel e queijo.

Para quem gosta de uma versão mais à brasileira, o Restaurante Vila Paraíso oferece duas receitas. A Lasanha de Legumes, segundo o Chef Ricardo Barreira, é preparada com camadas de berinjela, champignon, cenoura e abóbora itália grelhados. As camadas são intercaladas com purê de abóbora cabotiá, pistache, tomate assado, ao perfume de manjericão.

Outra versão é a Lasanha de abobrinha ao molho pesto, muçarela de búfala e parmesão, criada especialmente para o Festival de Inverno de Joaquim Egídio e Sousas, em andamento. 

Em Indaiatuba, a dica é para o Restaurante Vick, localizado no Vitória Hotel Convention. A Lasanha da casa, explica o Chef Lucas Batista, é preparada com Folhas de massa fresca intercaladas com fatias de presunto magro e queijo mussarela, regados com molho ao sugo e molho bechamel feitos na casa, gratinados com parmesão e requeijão Catupiry. A casa oferece o prato com opções para uma ou duas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário