O fotógrafo Sebastião Salgado, referência mundial na área, anunciou sua aposentadoria da fotografia de campo. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Salgado, que completou 80 anos na semana passada, declarou que seu corpo está sentindo os impactos de anos de trabalho em ambientes hostis e desafiadores, e que é hora de parar.
Salgado sofre com uma doença sanguínea resultante da malária que contraiu quando estava na Indonésia, e tem problemas de coluna devido a uma mina terrestre que explodiu o carro em que estava durante a guerra de independência de Moçambique, em 1974. Apesar dos problemas de saúde, segundo o The Guardian, segue forte e ativo, capaz de caminhar e andar de bicicleta vários quilômetros por dia.
Mesmo se aposentando do trabalho de campo, Salgado não abandonou a fotografia. Ele é agora editor de seu próprio acervo de fotos, que reúne trabalhos realizados ao longo da carreira. O arquivo contém pelo menos 500 mil imagens, mas uma nova contagem deve ser feita em breve. Além disso, prepara diversas exposições para os próximos meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário