quinta-feira, 18 de abril de 2024

Abril Laranja: mês da prevenção à crueldade animal


Campanha aborda a importância da conscientização da causa

Os pets são os melhores amigos do homem e devem ser amados, cuidados e protegidos. Reafirmando essa ideia, neste mês é celebrado o Abril Laranja, uma campanha mundial de prevenção contra a crueldade animal criada pela ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais).

A campanha começou em 2006, nos Estados Unidos, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema. A iniciativa do Abril Laranja representa a importância de cuidar dos pets, destacando a necessidade de promover o bem-estar deles em todos os aspectos da vida.

“A prevenção da crueldade animal é um compromisso que abrange desde a conscientização sobre os sinais de abuso até a defesa por políticas públicas”, afirma a médica-veterinária da Special Dog CompanyKelly Maiara Lopes Carreiro. No Brasil, a crueldade contra cães e gatos é crime desde 1998. Em 2020, foi sancionada a lei nº 14.064, que aumentou as penas para quem maltrata os animais.

Special Dog Company, empresa com mais de 20 anos de tradição em nutrição animal, zela pelo cuidado dos animais de estimação. Este é um ponto fundamental das práticas alinhadas ao programa de sustentabilidade socioambiental da marca, o MAIS Sustentável, que foca nos pilares Meio Ambiente, Animais, Indivíduo e Sociedade.

Educar as pessoas sobre a responsabilidade do cuidado com os pets, denunciar casos de negligência e apoiar organizações dedicadas ao bem-estar animal são passos importantes para combater a crueldade. “O zelo pelos animais não deve ser apenas uma reflexão sazonal, mas sim uma jornada contínua em direção a um futuro no qual todas as criaturas possam viver livres do medo e da dor”, reflete a especialista.

Caso presencie ou tenha conhecimento de alguma situação de maus-tratos, é fundamental reportar o ocorrido. Você pode fazer uma denúncia ligando para o número 181 (Disque Denúncia) ou diretamente para a Polícia Militar pelo número 190.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário